SAÚDE E BEM ESTAR




 Pilates - Saúde em forma de movimento

Quando você se preocupa com sua aparência, também está cuidando da saúde e do bem estar. Por isso o pilates é um método indicado para todas as pessoas, sendo ele direcionado e adaptado de acordo com a necessidade,individualidade e caso clínico de cada paciente. É o método por excelência para fornecer condicionamento físico e mental, melhora da postura e respiração. Quando se pratica pilates recupera-se a força, o equilíbrio e a propriocepção. O Pilates fortalece e alonga ao mesmo tempo. Experimente, veja e observe seu corpo mudar,sendo mais flexível, mais torneada e mais bonita.Algumas regras são básica para a prática do Pilates:

Respeite o limite do seu corpo;
Não deve-se sentir dor;
Dê qualidade ao movimento;
A respiração é fundamental;
Concentre-se no movimento;
Corrija sem a postura;

Ana Regina Pontes - ed. Física / acd. Fisioterapia











A SAÚDE NAS DIVERSAS FASES DA VIDA DA MULHER



Uma coisa é certa: todas nós estamos fadadas a envelhecer um dia. Mas nem todas estão atentas à necessidade de cultivar bons hábitos, para manter a saúde e a beleza em alta e ter uma vida melhor. De acordo com as necessidades do corpo, cada fase da vida tem cuidados específicos, sobretudo associados à alimentação funcional. Veja abaixo algumas dicas para mulheres de 20 a 60 anos:

 


20 anos – Nesta faixa etária ainda há preferência por alimentos como cereais refinados, alimentos industrializados e gordurosos, frituras, etc. Este tipo de alimentação leva a carência de vitaminas e minerais antioxidantes que são importantes para o bom funcionamento do organismo. A carência desses nutrientes pode deixar a pele sem viço, unhas e cabelos mais frágeis e quebradiços e há também uma maior tendência a inflamação que é percebida através do aparecimento da acne e celulite. Nessa idade devemos priorizar alimentos como: azeite de oliva extravirgem, semente de girassol e linhaça, lentilha, aveia, castanhas, nozes, cereais integrais, romã, suco de uva integral e cranberry.

30 anosNesta faixa etária o quadro de constipação intestinal é comum, devido à alimentação desregrada que algumas mulheres adotam por conta da agitação do dia-a-dia. É necessário aumentar o consumo de fibras através da ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, líquidos como água, água de coco, sucos e chás naturais. A partir dos 30 anos a produção de colágeno começa a diminuir e há uma perda da elasticidade da pele que aumenta a probabilidade do aparecimento de rugas. Consuma também suplementos a base de colágeno para repor essa proteína.
 

40 anosO climatério que ocorre por volta dos 45 anos, representa a transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva. A mulher percebe alteração em sua composição corporal com aumento de gordura na região abdominal e conseqüente aumento da circunferência da cintura, há também mais dificuldade de perder peso. Por isso, inclua no cardápio: os cereais integrais (arroz integral, massas integrais, pão integral, cookies integrais, aveia, granola, semente de linhaça e semente de chia), a soja, a quinua, o amaranto, os ovos orgânicos, frutas, verduras e legumes - de preferência orgânicos.



50 anosA menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses. Para amenizar os sintomas desagradáveis como ondas de calor, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, inclua na alimentação: soja, linhaça, cápsulas de óleo de borragem e prímula, infusão de folhas de amora, e etc.






60 anos  –  A osteoporose é uma doença esquelética, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com conseqüente aumento da fragilidade do osso e suscetibilidade à fratura. Ela é muito comum entre mulheres na pós-menopausa devido à diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio que tem ação protetora sobre o osso. Para auxiliar na prevenção/tratamento da osteoporose não pode faltar no cardápio: semente de gergelim, aveia, arroz integral e semente de abóbora, soja, cápsula de óleo de fígado de bacalhau, grão de bico e oleaginosas, dolomita uma rocha calcária rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para saúde óssea.


CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE AUXILIAM, EM QUALQUER IDADE:



No cuidado da pele: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, semente de abóbora, grãos integrais, tomate, melancia, pitanga, cenoura, manga, pêssego e papaia, chá verde e suco integral de uva, suco de cranberry e açaí.

No cuidado dos cabelos: semente de chia e linhaça, óleo de peixe, grãos de bico, cereais integrais e nozes.



No emagrecimento: cúrcuma, óleo de coco, quitosana, psyllium, espirulina e chá verde, branco e de hibisco.

No aumento da libido: azeite de oliva extravirgem, óleo de linhaça e sementes oleaginosas, quinua, gérmen de trigo, amendoim, chocolate amargo e banana passa.

No aumento da energia: açaí, cereais integrais, guaraná em pó, levedo de cerveja, farinha de maçã, mel e sementes oleaginosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário